
Desafios logísticos do setor de cosméticos
Para a indústria cosmética, uma cadeia de abastecimento eficiente é vital para manter a competitividade no mercado. Contudo, isso não basta. Afinal, são vários os desafios logísticos no setor de cosméticos no que diz respeito a gerir corretamente as necessidades dos varejistas e ajudar a enfrentar os desafios inerentes à oferta e à procura. Devido à natureza dessa indústria, as empresas devem garantir que seus produtos estejam sempre disponíveis. Além disso, suas estratégias de marketing e previsão da demanda devem garantir que o mix certo de produtos esteja nos canais de distribuição certos no momento certo. Portanto, a indústria cosmética necessita de um amplo sortimento de serviços logísticos para administrar sua cadeia de suprimentos, que vai desde o recebimento da matéria-prima até a distribuição dos produtos acabados. Esses serviços de logística incluem:
- Frete rodoviário, marítimo, aéreo e ferroviário;
- Gestão aduaneira;
- Representantes fiscais;
- Gestão de plataformas logísticas;
- Gerenciamento de embalagens;
- Picking;
- Logística reversa.
Logística ideal para a indústria de cosméticos
Para otimizar a cadeia de suprimentos de uma empresa de cosméticos, desde o fornecimento até a distribuição final, é interessante adotar as seguintes táticas: Em relação à produção:
- Analisar o fluxo dos produtos e a natureza sazonal, bem como a localização dos fornecedores e sua capacidade de abastecimento;
- Contratar empresa de logística para apoio ao manejo fiscal e aduaneiro dos produtos de exportação e importação;
- Utilizar os serviços de valor agregado oferecidos por algumas empresas de logística, como controle de qualidade de embalagens e picking.
Em relação à distribuição:
- Gerenciar o estoque e separação de forma eficiente por meio de sistemas de gerenciamento de armazém;
- Dividir e organizar os embarques locais e internacionais com o transporte adequado e gestão aduaneira;
- Controlar o estoque nos diferentes canais de distribuição: supermercados, drogarias, salões de beleza, vendas diretas, etc.;
- Utilizar os serviços de transporte especial e urgente, como frete com temperatura controlada, oferecidos por algumas empresas de logística, como a Ap. Neves;
- Verificar se as empresas de transporte possuem autorização dos órgãos competentes para o transporte deste tipo de carga, como as autorizações ANVISA que a Ap. Neves possui, além de um farmacêutico responsável que possa gerenciar o trâmite da carga, da coleta até a entrega.
Devido a essas peculiaridades, os desafios logísticos para o setor cosmético merecem maior atenção por parte das transportadoras. Afinal, o processo deve funcionar sem que haja avarias, perdas ou prejuízos financeiros para a empresa ou para o consumidor. Com isso em mente, confira os principais desafios logísticos no transporte de cosméticos:
Planejar
Tal como em qualquer atividade, planejar é o primeiro passo. Afinal, é a partir do planejamento que se faz possível identificar quais são as reais necessidades logísticas. Contudo, vale ressaltar que, dentro do planejamento, é preciso incluir o gerenciamento de cronogramas de pedidos e entregas, além de custos, atendimento, e outros fatores. Portanto, contar com uma equipe de transporte bem treinada e capaz de seguir o planejamento é fundamental. Afinal, só assim será possível transpor os desafios logísticos do transporte de cosméticos com sucesso. Então, garanta que o planejamento inclua o uso de tecnologias, como, por exemplo, um otimizador de rotas. Esse tipo de aplicativo visa agilizar os processos por meio da diminuição de riscos.
Escolher a embalagem com cuidado
Usar caixas adequadas aos impactos inerentes ao transporte é crucial para assegurar uma entrega de qualidade. Embora esse pareça um conselho bastante óbvio, a escolha da caixa está entre os desafios logísticos para a indústria de cosméticos. Isso porque há vários tipos de caixas no mundo da logística com funções específicas. Portanto, atente para a escolha das caixas e opte pelo modelo ideal para proteger produtos cosméticos.
Armazenar
Produtos cosméticos precisam ser muito bem armazenados, afinal, sua deterioração pode causar problemas sérios aos consumidores. Portanto, é preciso atentar à temperatura do local e método de transporte. Não obstante, é necessário garantir que o local de armazenamento seja limpo, seguro e com bom sistema de recolhimento e entrega.
Regulamentações
A entidade responsável pelas regras de armazenamento de produtos cosméticos é a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Ou seja, é ela quem inspeciona os produtos e o local de armazenamento e verifica se as empresas de transporte estão cumprindo todos critérios que garantem a integridade da carga transportada. Com base em suas impressões, o órgão define a continuidade do trabalho. Portanto, a ANVISA também é responsável por gerir os desafios logísticos inerentes às normas e regulamentações do transporte de cosméticos.
Transporte adequado
Entre os desafios logísticos do transporte de cosméticos destaca-se a escolha do veículo apropriado, tal como de funcionários capacitados. Afinal, o meio de transporte escolhido deve ter as dimensões adequadas ao produto que irá levar. Isso, além de estar dentro dos padrões de iluminação, higiene e temperatura exigidos pela ANVISA. Essa é uma medida importante para prevenir a alteração da composição química dos cosméticos transportados. Além disso, contar com o transporte adequado ajuda a cumprir os prazos de entregas e evitar problemas, como extravios ou danos. No entanto, além de escolher o tipo de veículo, é fundamental se certificar de que sua documentação esteja em dia. Esses são os principais desafios logísticos do transporte de cosméticos, contudo, não são todos. Então, avalie seus processos e conte com o auxílio de uma empresa especializada em logística para transportar seus produtos cosméticos com segurança. Gostou das dicas? Então, não deixe de acompanhar as nossas atualizações aqui no blog.



